Carreiras & Finanças

Saiba ter Sucesso na Busca por um Emprego

Frequentemente vejo pessoas reclamando de dificuldades com o Currículo, e muitas vezes se sentem frustradas por não alcançarem os seus objetivos e/ou até mesmo pela falta de feedback em processos seletivos; e antes de qualquer coisa, quero lhe fazer uma pergunta:

Como está o seu Currículo?

Muitas vezes, acredite, não valorizamos corretamente o currículo; especialmente quando não o elaboramos de forma correta e/ou quando se encontra mal formatado e com informações desnecessárias; isto faz com que o currículo seja logo descartado pelo recrutador e consequentemente perde-se a chance em participar de um processo seletivo.

Para elaborar um bom currículo, você não precisa fazer mágica e nem se aventurar a escrever uma autobiografia; precisa apenas de fornecer as credenciais necessárias, que irão despertar a atenção do recrutador para o seu currículo; afinal, o currículo não é simplesmente um papel que contém o seu Perfil Profissional; ele é, principalmente, o seu Cartão de Visitas.

Muitos falam que é importante você ter um Currículo Atrativo; e isto não significa necessariamente que você tem que enfeitar o seu currículo, inserir gráficos, cores ou formatar demasiadamente; ter um currículo atrativo significa apenas que seu currículo deve estar bem apresentado (organizado), agradável e com as credenciais e palavras-chaves corretas, que juntas, irão contribuir para o aceite de seu currículo pelo recrutador.

Quer saber como elaborar um bom currículo? Acesse o post: Como Elaborar um Bom Currículo

Vale a pena Entregar pessoalmente o Currículo de porta em porta?

Há quem diz que, em meio a tantas dificuldades para conseguir um emprego, o melhor é sair por aí para entregar o currículo de porta em porta; e você, tem certeza de que essa é a melhor opção? Se você acredita que sim, siga em frente e vá agora entregar o seu currículo de porta em porta, e depois não reclame caso não consiga uma entrevista de emprego; pois, infelizmente, muitos se arriscam a entregar o currículo de porta em porta de forma demasiada e na maioria das vezes voltam frustrados pra casa por não terem conseguido passar da porta para dentro da empresa.

Se você deseja ter sucesso ao entregar o currículo de porta em porta e conseguir uma entrevista de emprego; então, antes de você ir pessoalmente, faça uma pesquisa; procure saber sobre a empresa, descobrir o contato de telefone e/ou e-mail do departamento de RH, se há alguma vaga que se encaixa em seu perfil e quais são os meios disponíveis na empresa para você entregar e/ou enviar o seu currículo; hoje em dia, em razão da constante inovação tecnológica, cada vez mais as empresas se utilizam da internet para receber os currículos dos candidatos a um emprego; e há empresas que, para agendar uma entrevista, exigem o envio prioritário do currículo pela internet.

Faça Networking

Esta é de longe a mais importante e a mais eficiente ferramenta para você conseguir um novo emprego. Estabeleça contatos com Profissionais de RH e principalmente, com Profissionais de Empresas nas quais você deseja trabalhar; se apresente, mostre seu potencial, invista em seu desenvolvimento profissional, compartilhe conhecimentos, participe de Palestras e Workshops, especialmente sobre temas relacionados à sua área de atuação profissional; há muitos eventos gratuitos de Palestras e Workshops e com ótima qualidade.

Lembre-se: Manter um bom relacionamento profissional com outros profissionais será determinante para você conquistar a Empatia e o seu objetivo por uma recolocação profissional. E não espere ficar desempregado (a) para começar a fazer o seu Networking; comece agora mesmo; quanto mais cedo você começar a fazer o seu Networking, maiores são as suas chances de sucesso.

Tenha um Perfil no Linkedin

Tão importante quanto ter um Bom Currículo, é ter também um Perfil no Linkedin. Trata-se de uma poderosa ferramenta de Networking, onde você terá a oportunidade de se conectar e de estabelecer contatos com profissionais das mais diversas áreas e com gestores e profissionais de RH de milhares de empresas. Você ainda terá a oportunidade de acompanhar a divulgação de vagas e de post’s relacionados a temas variados sobre o mercado de trabalho e sobre eventos de palestras e workshops nas mais diversas áreas.

O próprio Linkedin disponibiliza um tutorial completo para que você tenha um Perfil Campeão e obtenha excelentes resultados na utilização da plataforma; e saiba que, o Linkedin, não é Facebook e nem Tinder; portanto, não confunda o uso do Linkedin com outras redes sociais, pois o seu sucesso na plataforma vai depender em muito de como você a utiliza. Lembre-se: Linkedin é Networking. Linkedin é também uma excelente plataforma para buscar vagas e conseguir entrevistas de emprego; muitas empresas e recrutadores estão presentes no Linkedin.

Cadastre e Atualize o seu Currículo em um Site de Empregos

Seja pago e/ou gratuito, há sempre ótimas opções em sites de empregos para você cadastrar o seu currículo na internet, e boas chances de você conseguir visualizar ótimas vagas e quem sabe, conseguir o seu novo emprego.

Quanto utilizados de forma correta, os sites de emprego são ótimas ferramentas a seu favor e lhe possibilitam excelentes chances em conseguir um emprego; e se você não quiser ficar perdido por aí e lamentando como os outros fazem; então, após cadastrar o seu currículo nos sites de emprego de sua preferência, experimente atualizar diariamente o seu currículo online e verá excelentes resultados em sua busca diária por vagas de emprego.

Aí você me pergunta: Como vou atualizar o meu currículo diariamente se eu estou desempregado (a)? Simples! Mesmo que você não tenha nenhuma informação nova para acrescentar, basta você fazer o login em seu cadastro, editar o currículo e em seguida clicar em salvar e pronto. Esta ação diária permite manter o seu currículo sempre ativo, aumentando as chances de você ser convidado (a) a participar de um processo seletivo e de visualizar boas oportunidades de emprego.

Saiba que, há muitas empresas que solicitam o cadastro do currículo em seus sites através da página “Trabalhe Conosco” e a grande maioria desses cadastros são redirecionados para os perfis das empresas em sites de emprego; outras empresas mantém o próprio Banco de Dados de Currículos. Há também muitas Agências de RH que utilizam os Sites de Emprego para o cadastro de currículos e para a busca de candidatos a uma vaga.

Você ainda precisa de Ajuda?

Se você ainda precisar de ajuda para Melhorar o seu Currículo e o seu Perfil no Linkedin, envie-nos uma mensagem, acesse nosso Formulário de Contato.

Sobre o Autor

Angelo Dias

Angelo Dias é Gestor Administrativo do Blog Feliz, Idealizador e Produtor Executivo do Happy Talks.
É também um apaixonado por Empreendedorismo Digital, Marketing Digital e Desenvolvimento Web; atuando desde Maio de 2005 como Redator Freelancer e desde fevereiro de 2010 como Freelancer em WordPress e Assessoria em Artes Digitais.
Atualmente, também trabalha na Área Contábil-Administrativa em Empresa de Grande Porte; e é Coordenador de Eventos em Projetos Voluntários que tem por premissas o Incentivo e Fortalecimento do Networking e o Compartilhamento de Idéias, Conhecimentos e Experiências em favor do Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Adicionar comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Tópicos

Publicidade

error: Conteúdo Protegido!