Início » Os Desafios na Elaboração do Currículo
Carreiras & Finanças

Os Desafios na Elaboração do Currículo

Os Desafios na Elaboração do Currículo. Eu, Angelo Dias, não sou Profissional de RH, mas tenho larga experiência na elaboração de currículos e já ajudei muitas pessoas a melhorarem seus currículos.

Inclusive a conseguir a recolocação profissional, apenas realizando ajustes simples no conteúdo e na estruturação do currículo;

Mesmo assim, ainda hoje, percebo que muitas pessoas continuam tendo sérias dificuldades na elaboração do currículo, e isto diante de muitos tutoriais e dicas que facilmente encontramos hoje na internet.

Os Desafios na Elaboração do Currículo: Erros Comuns

Infelizmente, há pessoas que exageram na hora de elaborar o currículo, seja por desconhecer princípios básicos na elaboração, seja pela necessidade de informar ao máximo tudo o que sabe ou até mesmo, seja por ignorância.

E na verdade, um bom currículo não precisa ser grande e nem excessivamente detalhado.

Recentemente, acredite, fui solicitado a ajudar um experiente profissional a ajustar o currículo, até então com incríveis nove páginas, isso mesmo, nove páginas; e eu consegui ajustar o currículo para apenas três páginas ao final do trabalho.

Além daqueles que cometem exageros na elaboração de um currículo, também há aqueles que se mostram bastante perdidos, muitas vezes ignorando pontos importantes e até mesmo omitindo informações relevantes sobre sua experiencia profissional, suas qualificações, seu perfil profissional;

E ainda adiciona dados desnecessários como documentos pessoais e fotos, por exemplo.

Cartão de Visitas

Outras questões importantes dizem respeito à formatação e apresentação do currículo, pois o currículo não deve ser encarado como uma folha de papel na qual consta suas informações profissionais e sim como um Cartão de Visitas.

Como tal, tem de ser objetivo, máximo de duas páginas e fazer constar todas as informações relevantes que permitirão ao recrutador e/ou ao empregador a conhecer melhor o seu perfil profissional.

Currículo em três páginas, somente em casos especiais e em nenhuma hipótese, quatro ou mais páginas.

Como proceder?

Mas afinal, como devo proceder para fazer um currículo que de fato, chame a atenção do recrutador e/ou empregador? Quais são as informações indispensáveis a  constar no currículo?

Quais informações são desnecessárias em um currículo? Qual a forma de apresentação e formatação ideal?

Para responder a essas e a outras perguntas sobre Elaboração de Currículo, confira o nosso post sobre Como Elaborar um Bom Currículo.

Prestigie o Blog Feliz! Compartilhe esta Página.

Sobre o Autor

Angelo Dias

Angelo Dias é Fundador, Gestor de Conteúdo, Colunista e Publisher do Blog Feliz; Idealizador e Produtor Executivo do Happy Talks (Projeto Voluntário de Eventos Gratuitos nas Áreas de RH e Desenvolvimento Pessoal). É também Empreendedor Digital; e Freelancer em Front-end WordPress & Assessoria em Artes Digitais; e Consultoria de Textos & Currículos.

error: Conteúdo Protegido!
%d blogueiros gostam disto: