Os Desafios na Busca pelo Emprego: Saiba o que fazer para vencer esta importante etapa.
Em todo o país, segundo dados oficiais do IBGE divulgados recentemente pela imprensa, o Brasil atualmente possui quase 13 (treze) milhões de desempregados; e quase 5 (cinco) milhões de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego).
Fatores negativos
Dentre os principais fatores que contribuem para a desistência de Trabalhadores a procurar emprego estão o Desânimo, por desacreditarem no mercado de trabalho, pois acreditam não ter chances em conseguir um emprego;
E a Inatividade, que, por algum motivo, o trabalhador após perder o emprego, deixa de procurar emprego ou o faz por pouco tempo.
Desalento
O desalento, muitas vezes, se associa ao fato de muitas empresas optarem pela contratação de Jovens; por serem uma mão de obra mais barata e menos qualificada, em detrimento de trabalhadores mais experientes e qualificados.
Há outros que ainda acreditam que a falta de oportunidades está associada à crise financeira do País.
Há também uma expectativa abaixo da média em conseguir emprego com menos de três meses; e ainda há aqueles que estão buscando emprego há mais de 2 (dois) anos; e os que já não tem mais dinheiro para prosseguir na busca pelo emprego.
Os Desafios na Busca pelo Emprego: Iniciativa e Resiliência
Ao analisarmos as situações ora descritas, podemos observar que muitas vezes; a falta de Iniciativa e de Resiliência por parte do Trabalhador desempregado, provoca todo esse desgaste e descontentamento na Busca pelo Emprego.
É muito importante que, ao ficar desempregado; o Trabalhador tenha a Iniciativa de Planejar como será a sua busca por uma recolocação no mercado de trabalho.
E assim será capaz de superar todas as dificuldades que houver no caminho para conseguir a desejada vaga de emprego.
Vejamos que, muitos trabalhadores, ao ficarem desempregados, não fazem um planejamento adequado de utilização dos recursos financeiros provenientes do acerto de rescisão contratual; também os recursos do FGTS e os recursos que receberá a título de seguro desemprego.
É compreensível que o trabalhador queira utilizar parte destes recursos para quitar dívidas e as sobras; muitas vezes, acabam sendo utilizadas de maneira inadequada; daí que, se a recolocação profissional não vier a curto ou médio prazo, o dinheiro acaba e consequentemente o desalento chega junto.
Os Desafios na Busca pelo Emprego: Auto avaliação
Um passo importante para ser bem sucedido na busca pelo emprego, é o trabalhador fazer uma auto avaliação sobre seus objetivos e suas qualificações.
Sendo assim, antes de se gastar os recursos provenientes da rescisão contratual; fazer um planejamento, verificando as possibilidades de se investir em cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e/ou especialização.
A partir daí, elaborar um currículo atrativo, se preparar para entrevistas de emprego, cadastrar e atualizar diariamente currículos online.
Pesquisar por vagas alinhadas ao seu perfil profissional e elaborar outras estratégicas tendo em vista o sucesso de sua busca por uma recolocação profissional.