Início » Josué: um Exemplo a ser Seguido
Bíblia em Foco

Josué: um Exemplo a ser Seguido

Josué: um Exemplo a ser Seguido

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel Js 1:1-2

Todos nós procuramos exemplos, modelos a ser seguidos, desde criança modelos com os quais queremos nos parecer, todo menino desde pequeno elege seus heróis: batman, homem aranha, superman e outros, não são raro vê-los correndo como se estivessem voando ou saltando como “seus” heróis e dizendo quando eu crescer foi ser como tal. As meninas também, a branca de neve, cinderela, bela adormecida, são historias que encantam e criam modelos a serem buscados.

Como homens e mulheres de Deus nós também precisamos buscar exemplos, modelos com os quais nos identificamos e passamos a usar de modelo. Josué foi um homem digno de ser seguido e usado como exemplo.

Sem dúvida alguma, Josué foi um homem coerente, um líder exemplar – à frente do povo de Israel e da família. Um homem verdadeiramente temente a Deus.

Josué: um Exemplo a ser Seguido

Foi um líder à frente do seu povo e o conduziu com honra.

Josué não se acovardou diante de uma multidão idólatra; antes, chamou o povo à responsabilidade e os confrontou.

Ele viveu de acordo com a vontade de Deus durante todos os dias de sua vida. O exemplo deste homem foi tão coerentes e contundentes que todos os líderes que conviveram com ele e lhe sobrevieram na liderança, foram fiéis ao Senhor e conduziram o povo na fidelidade também.

Após a morte de Moisés, Josué foi escolhido por Deus para guiar o povo, vejamos que Deus não faz escolhas baseadas em parentesco, posição social ou espiritual, não são as placas, títulos ou família que nos credenciam diante de Deus. A escolha mais obvia seria um de seus filhos como acontece na monarquia, o príncipe herdeiro ocupa o lugar do reino morto, talvez alguém escolhesse um dos filhos de Arão já que este era o profeta de Moises, mas, Deus tinha seu critério próprio.

A bíblia nos mostra quais foram às características que chamaram a atenção de Deus sobre este homem.

1ª) Humildade

Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pós. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. Ex 17:9-10/13

Apesar de ser um grande general, um líder nato, Josué era um homem submisso e dava hora a quem tem honra. Diferentemente de homens e mulheres que conhecemos hoje que dizem “eu tenho a unção e o chamado, vou fazer a obra”, Josué esperou o seu tempo. Ele ficou a sombra de Moisés, talvez não concorda-se com a forma de Moisés liderar, talvez discorda-se dos métodos, decisões, mas, não ousava falar contra ou se rebelar, ele saber que Deus iria levantá-lo no momento certo. Ele esperou sua hora e com isso aprendeu com os erros e acertos de Moisés.

2ª) Tinha Fome de Deus

 “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. Ex 33:11

Josué era um exemplo perfeito do que Jesus disse no Sermão da Montanha “fome e sede”, ele sabia que o melhor na vida era buscar a Deus, que a presença de Deus em sua vida o levaria a vitória, por isso não se afastava do Tabernáculo, ele não se contentava com um cultinho de 1:30hs, muito menos em buscar a Deus 02 ou 03 vezes por semana, ele queria mais. Não tinha pressa em sair da presença de Deus, não se satisfazia com pouco, era como se disse “Deus a unção derramada molhou apenas meus pés, eu quero mais”.

3ª) Acreditava nas Promessas, mesmo diante de Grandes Desafios

E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.” Nm 14:6-9

Ele continuou a crer mesmo diante do inimigo, mesmo diante de uma multidão enfurecida, para ele não importava a opinião dos outros, mas, sim a convicção que tinha a respeito das promessas de Deus. Ele não desistiu diante do inimigo, diante dos anos, ele sabia que aquele que prometeu era fiel para cumprir cada uma de suas promessas.

4ª) Era um Homem de Visão, Comprometido com o todo, era Cuidadoso

Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.” Js 1:10/11

Josué sabia que para suas conquistas era necessário preparação, decisões precisavam ser tomadas e provisões preparadas, não tinha como apenas sair correndo dizendo Deus é comigo. Aquilo que era de sua competência precisava ser feito.

Ele não iria esperar que Deus enviasse as cordonizes, nem o manhã, eles precisavam estar preparados, não dá pra sair em busca das promessas, de qualquer maneira, precisamos fazer a nossa parte.

5º) Tinha Deus como seu Principal Tesouro

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Js 24:15

Mesmo após conquistar a terra, ver cumpridas as promessas de Deus em sua vida, Josué não se afastou do Senhor. Não virou as costas para o Senhor. Ele queria Deus e não apenas a benção. O mais importante na vida de Josué era a presença de Deus e não suas bênçãos, ele sabia que elas eram conseqüências de seu compromisso com Deus.

Conclusão:

Para que haja conquistar e vitórias no Reino de Deus é necessário que nós sejamos capazes de desenvolver características como Josué, é necessário não termos medo dos fracassos, nem ficarmos olhando para os gigantes.

Com Jesus nós sempre seremos uma pessoa de êxito.

Deus te abençoe

Josué: um Exemplo a ser Seguido

Veja também:

A Inspiração e a Autoridade das Escrituras
A Renovação da Mente através da Bíblia
Como Compreender a Biblia
O Evangelho de João

Siga o Blog Feliz no Instagram e no LinkedIn.

Sobre o Autor

Notícias Web

O Blog Feliz Compartilha Artigos e Conteúdo Web relevantes e relacionados às Áreas Temáticas de Atuação e que são destaques na web. Aqui você encontra o que de fato interessa em: Conteúdo Gospel, Destinos Turísticos, Hábitos Saudáveis e Carreiras & Finanças.

error: Conteúdo Protegido!
%d blogueiros gostam disto: