Nutrição & Saúde Terceira Idade

Idosos precisam ter ainda mais atenção com a hidratação

Pessoas com mais de 60 anos sofrem uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede. Sem perceber, eles sentem menos vontade de beber água – mas o corpo continua necessitando de uma boa quantidade de líquidos par que todo o organismo funcione bem. Assim, os idosos acabam sendo mais suscetíveis à desidratação.

Segundo Karina Pfrimer, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), é necessário lembrar aos idosos que é preciso beber água mesmo não tendo sede. “Eles não têm esse ‘pedido’ do organismo e precisam criar o hábito de beber água sempre. Ele deve beber pela manhã, no meio da manhã, à tarde, entre as refeições, enfim, sempre que possível. Uma boa estratégia é tomar água toda vez que passar pela cozinha. Muitos deles reclamam da quantidade de água porque já vão bastante ao banheiro, mas tome bastante água que o organismo se acostuma com o tempo.”

“O idoso pergunta ‘pode ser suco?’, mas o ideal é que seja água mesmo. Uma boa opção para quem tem dificuldade de criar o hábito é saborizar a água, algo que vem ganhando muitos adeptos. Você pega uma garrafa ou suqueira, enche de água e adiciona a casca ou uma rodela de fruta, como laranja ou limão, ou ainda algumas ervas, como hortelã”, ensina.

Vale lembrar que o consumo correto de água ajuda também a afastar problemas de constipação (intestino preso), uma das síndromes que mais atrapalham a saúde da terceira idade. “O Ministério da Saúde sempre recomendou aos idosos a presença de alimentos com fibras nas refeições para que eles não sofram com a prisão de ventre. No entanto, é necessário ingerir fibras e água também. A recomendação da água vem junto, pois ela deve ser consumida ao longo de todo o dia para que o organismo funcione corretamente. Fazendo isso, a desidratação não aparece”, conclui Karina

Publicado originalmente no Portal Saúde Brasil

Sending
User Review
0 (0 votes)
Booking.com

Sobre o Autor

Blog Feliz

Perfil Oficial do Blog Feliz.
O Blog Feliz compartilha Artigos e Conteúdo Web relevantes e relacionados à Turismo, Fé Cristã e a Viver Feliz; e que são destaques na web. É administrado por Angelo Dias: Fundador, Gestor Executivo e Publisher do Blog Feliz.
A Autoria de Textos, Imagens e Vídeos de Terceiros, quando reconhecida, é prontamente atribuída ao respectivo conteúdo compartilhado pelo Blog Feliz. Quando a Autoria não é muito clara e/ou desconhecida, ao conteúdo correspondente é atribuído como "Autor Desconhecido".
Para maiores informações sobre as nossas Publicações, consulte nossos Termos de Uso.

Tópicos

Destaques

Patrocinado

  • Booking.com
  • Booking.com
error: Conteúdo Protegido!