Empregos & Carreiras Pessoas com Deficiência

Os Desafios na Elaboração do Currículo

Eu, Angelo Dias, não sou Profissional de RH, mas tenho larga experiência na elaboração de currículos e já ajudei muitas pessoas a melhorarem seus currículos e inclusive a conseguir a recolocação profissional, apenas realizando ajustes simples no conteúdo e na estruturação do currículo; mesmo assim, ainda hoje, percebo que muitas pessoas continuam tendo sérias dificuldades na elaboração do currículo, e isto diante de muitos tutoriais e dicas que facilmente encontramos hoje na internet.

Infelizmente, há pessoas que exageram na hora de elaborar o currículo, seja por desconhecer princípios básicos na elaboração, seja pela necessidade de informar ao máximo tudo o que sabe ou até mesmo, seja por ignorância; e na verdade, um bom currículo não precisa ser grande e nem excessivamente detalhado; e recentemente, acredite, fui solicitado a ajudar um experiente profissional a ajustar o currículo, até então com incríveis nove páginas, isso mesmo, nove páginas; e eu consegui ajustar o currículo para apenas três páginas ao final do trabalho.

Além daqueles que cometem exageros na elaboração de um currículo, também há aqueles que se mostram bastante perdidos, muitas vezes ignorando pontos importantes e até mesmo omitindo informações relevantes sobre sua experiencia profissional, suas qualificações, seu perfil profissional; e ainda adiciona dados desnecessários como documentos pessoais e fotos, por exemplo.

Outras questões importantes dizem respeito à formatação e apresentação do currículo, pois o currículo não deve ser encarado como uma folha de papel na qual consta suas informações profissionais e sim como um Cartão de Visitas e como tal, tem de ser objetivo, máximo de duas páginas  e fazer constar todas as informações relevantes que permitirão ao recrutador e/ou ao empregador a lhe conhecer bem o seu perfil profissional. Currículo em três páginas, somente em casos especiais e em nenhuma hipótese, quatro ou mais páginas.

Mas afinal, como devo proceder para fazer um currículo que de fato, chame a atenção do recrutador e/ou empregador? Quais são as informações indispensáveis a  constar no currículo? Quais informações são desnecessárias em um currículo? Qual a forma de apresentação e formatação ideal?

Para responder a essas e a outras perguntas sobre Elaboração de Currículo, confira o nosso post sobre Como Elaborar um Bom Currículo.

Sending
User Review
0 (0 votes)
Booking.com

Sobre o Autor

Angelo Dias

Angelo Dias é Gestor & Publisher do Blog Feliz e Idealizador do Happy Talks.
É também um apaixonado por Empreendedorismo Digital, Marketing Digital e Desenvolvimento Web; e desde fevereiro de 2010 trabalha como Freelancer em Desenvolvimento de Sites e Blogs em WordPress, possui boas parcerias em Artes Digitais e em Serviços Web. Atualmente, também trabalha na Área Contábil-Administrativa em Empresa de Grande Porte; e é Coordenador de Eventos em Projetos Voluntários que tem por premissas o Incentivo e Fortalecimento do Networking e o Compartilhamento de Idéias, Conhecimentos e Experiências em favor do Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Adicionar comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Tópicos

Destaques

Patrocinado

  • Booking.com
  • Booking.com
error: Conteúdo Protegido!