Ecoturismo & Aventura Sol & Praias

Santos (SP) – Simplicidade Caiçara

Uma metrópole em crescimento com a simplicidade caiçara

Conheça Santos:

Localizada no litoral paulista e a 72 quilômetros da capital, a cidade ostenta o 5º lugar no ranking de qualidade de vida dos municípios brasileiros, conforme Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aferido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com base nos níveis de expectativa de vida, educação e PIB per capita.

As atividades ligadas ao Porto – o maior da América Latina, com 13 quilômetros de extensão e por onde passa mais de um quarto de todas as cargas que entram e saem do Brasil, configuram como principal fonte de riquezas do município, fazendo de Santos a cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista mais importante economicamente e uma das mais ricas do país.

Os setores do Turismo, de Serviços e da Pesca em geral completam a lista de maiores atividades da economia santista, mas a exploração de extensa camada pré-sal de petróleo e gás na Bacia de Santos, descoberta anunciada em 2006 pela Petrobras, já causa impactos positivos e deverá ser um dos motores na década atual.

De um lado a economia pujante, de outro sua vocação para o lazer. Santos tem como principal atrativo os sete quilômetros de praia, acompanhados pelo maior jardim de orla do mundo – título concedido pelo Guinness Book, o livro dos recordes.

Em pé de igualdade com os jardins e a praia, como principais pontos turísticos e cartões-postais da cidade, está o Centro Histórico. Região vizinha ao complexo portuário, o Centro conserva vivo em suas estreitas e charmosas ruas com calçamento de pedra um passado de glórias com a comercialização do café, que já figurou como principal produto de exportação brasileiro. A cidade tem se destacado também no turismo de negócios e no ecoturismo, já que quase a totalidade de sua porção continental se mantém preservada, o que a confere importância à preservação do Meio Ambiente como premissa da cidade.

Santos (SP): A cidade é do veranista, do aventureiro, do desbravador, do cruzeirista…

Praia, história, cultura, aventura. Atrativos das mais diversas naturezas fazem de Santos um local perfeito para visitar a passeio. A cidade recebeu 4,7 milhões de turistas somente na temporada de verão de 2012. Com sete quilômetros de praias e 13 quilômetros de cais, Santos tem também um Centro Histórico com o famoso bondinho que imita o extinto e popular meio de transporte do século XX, e que virou marca da cidade.

O Centro oferece dezenas de pontos turísticos como o Palácio José Bonifácio, onde funciona a Prefeitura, a Bolsa Oficial do Café – marca de um período de economia pujante, no início do século XX, Santuário do Valongo, Catedral, Monte Serrat, Estação Ferroviária do Valongo e o Museu Pelé. O Engenho dos Erasmos, primeiro engenho de açúcar do Brasil de que se tem notícia, é outra riqueza histórica da cidade, do outro lado do território, na Zona Noroeste.

O Aquário Municipal, o Orquidário (na região da Orla) e o Jardim Botânico (na Zona Noroeste) guardam pedaços preciosos da natureza e biodiversidade. Já o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, guarda a história de um time que fez a cidade se tornar conhecida mundialmente.

Santos é a capital dos cruzeiros marítimos, sendo o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini o mais movimentado do país.

O ecoturismo é outro segmento cada vez mais explorado em território santista, já que 85% de sua área fica na porção continental e é, em sua maior parte, preservada. Este cenário paradisíaco é composto por cachoeiras que formam tobogãs naturais, rios de águas cristalinas, aves e animais, além de ruínas históricas, que podem ser visitados em passeios monitorados por agências de turismo credenciadas.

O turismo de negócios também cresce de forma acelerada no município e já é responsável pela maior parte da movimentação na cidade durante o ano.

Conheça roteiros, hospedagem e informações completas em Turismo Santos

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Booking.com

Sobre o Autor

Blog Feliz

Perfil Oficial do Blog Feliz.
O Blog Feliz compartilha Artigos e Conteúdo Web relevantes e relacionados à Turismo, Fé Cristã e a Viver Feliz; e que são destaques na web. É administrado por Angelo Dias: Fundador, Gestor Executivo e Publisher do Blog Feliz.
A Autoria de Textos, Imagens e Vídeos de Terceiros, quando reconhecida, é prontamente atribuída ao respectivo conteúdo compartilhado pelo Blog Feliz. Quando a Autoria não é muito clara e/ou desconhecida, ao conteúdo correspondente é atribuído como "Autor Desconhecido".
Para maiores informações sobre as nossas Publicações, consulte nossos Termos de Uso.

Adicionar comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Tópicos

Patrocinado

  • Booking.com
  • Booking.com
error: Conteúdo Protegido!