Estrada Real Minas Gerais

Congonhas – A Cidade dos Profetas

Localizada a 78 km de Belo Horizonte pela BR 040, Congonhas possui um significativo acervo de origem barroca do artista Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo.

Em frente ao Santuário estão os Passos da Paixão de Cristo, distribuídos em seis capelas, que abrigam as 66 peças esculpidas em cedro por Aleijadinho e sua equipe e pintadas por Manoel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro. Datam entre 1796 a 1799.

Em 1985, todo este conjunto foi tombado pela UNESCO e transformado em patrimônio cultural da humanidade.

Em Congonhas, há também atrativos naturais como o Parque Ecológico da Cachoeira e atrativos Culturais como Museus e o Artesanato.

Parque Ecológico da Cachoeira

Cercado por uma natureza exuberante e banhado pela cachoeira de Santo Antônio, o Parque Ecológico da Cachoeira, de Congonhas, oferece uma estrutura completa de esporte, lazer e entretenimento para congonhenses e turistas. Além de piscinas para adultos e crianças, o espaço conta com quadras poliesportivas, campo de futebol, área de churrasco, camping, lanchonete e estacionamento.

Museu de Congonhas 

O museu de Congonhas foi concebido como espaço de interpretação do sítio histórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, conjunto incluído no livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na lista de patrimônio Cultural Municipal da UNESCO, 1985. A arquitetura, as obras de arte – com destaque para a obra de Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho – e as manifestações de fé conferem ao sítio o valor transcendente, de múltiplos significados que o museu busca realçar conduzindo o visitante a uma experiência de fruição estética, sensorial e intelectual. O prédio construído para sediar o museu, situado nas proximidades do santuário do Bom Jesus de Matozinhos, embora possua uma arquitetura arrojada, se harmoniza inteiramente com a paisagem do entorno. Com 3.452m², p Museu dispõe de salas de exposição, reserva técnica biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.

Museu da Imagem e Memória de Congonhas

Instalado no antigo Casarão dos Fonseca, na Rua Bom Jesus (histórica Rua da Ladeira). No imóvel foram criados ambientes para exposição de fotos, documentos e objetos antigos da cidade e das personalidades que fizeram a história de Congonhas: Tia Vick, que criou a Escola de Balé Victória Parcus; o médium Zé Arigó, que durante vinte anos se constituiu num fenômeno que impressionou todo o Brasil e o mundo; Dr. Victorino dos Santos Ribeiro, primeiro médico do município que trouxe a energia elétrica para a cidade; Djalma Andrade (jornalista e poeta); Padre Leonardo (idealizador do Cine Teatro Leon e do Hospital Bom Jesus); Senhor Brasilino (mestre escultor); Dom Silvério Gomes Pimenta (Primeiro Arcebispo de Mariana e respeitado intelectual); Romualdo José Monteiro de Barros (Barão de Paraopeba); Lucas Antônio Monteiro de Castro (Barão) e Lucas Antônio Monteiro de Barros (Visconde de Congonhas).

Artesanato e artigos regionais produzidos no município

Em Congonhas se produz artesanato para todos os gostos. Alguns dos destaques são: relógios, jarros, castiçais, compoteiras, cinzeiros e outras peças em pedra-sabão, pedras semi-preciosas, colchas, bordados, objetos em madeira, pratos em porcelana com pinturas específicas do município, caixinhas e embalagens para presentes, vidros pintados, velas decorativas, arranjos secos, cestos de jornal, tricô, crochê, toalhas em macramê, trabalhos em contas de lágrimas, tapetes arraiolo e de retalho, paninhos de bandeja, caminhos de mesa, almofadas, colchas, bijuterias…

Porém, o artesanato em pedra-sabão, tanto de panelas quanto de peças moldadas, apesar de não haver uma clara estratégia mercadológica por parte dos artesãos, é amplamente comercializado no município, no país e no exterior, tornando-se uma importante fonte de renda para a cidade.

Sending
User Review
0 (0 votes)
Booking.com

Sobre o Autor

Blog Feliz

Perfil Oficial do Blog Feliz.
O Blog Feliz compartilha Artigos e Conteúdo Web relevantes e relacionados à Turismo, Fé Cristã e a Viver Feliz; e que são destaques na web. É administrado por Angelo Dias: Fundador, Gestor Executivo e Publisher do Blog Feliz.
A Autoria de Textos, Imagens e Vídeos de Terceiros, quando reconhecida, é prontamente atribuída ao respectivo conteúdo compartilhado pelo Blog Feliz. Quando a Autoria não é muito clara e/ou desconhecida, ao conteúdo correspondente é atribuído como "Autor Desconhecido".
Para maiores informações sobre as nossas Publicações, consulte nossos Termos de Uso.

Tópicos

Destaques

Patrocinado

  • Booking.com
  • Booking.com
error: Conteúdo Protegido!