Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB em Foco

Neste artigo especial, o Blog Feliz disponibiliza para você uma síntese que lhe permitirá conhecer melhor importantes aspectos sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil; a Saber: Símbolos de Fé de Westminster, Manual Presbiteriano e Hinário Oficial da IPB.

Símbolos de Fé de Westminster

Os Símbolos de Fé de Westminster atendem a uma necessidade doutrinária e unificam o entendimento das doutrinas bíblicas. Afinal, o que dizer sobre a Providência e Predestinação? Qual é o propósito fundamental da vida humana? Tudo isso é resumido nos símbolos de fé. Os símbolos de fé foram produzidos e assinados em uma Assembleia realizada na Abadia de Westminster, Londres no século 17 (1643 a 1649).

A Confissão de Fé de Westminster

Qual será o valor atual desta publicação? Muitos, sob vários aspectos. A Igreja Presbiteriana é confessional, identifica-se pela aceitação e defesa de seus símbolos de fé e, ao fazê-lo, propaga a melhor sistematização de teologia já produzida em todos os tempos. Especialmente em dias como os de hoje, quando “ventos de doutrinas” sopram de todos os lados, a firmeza doutrinária será um elemento histórico importante para a sobrevivência das Igrejas de origem Reformada, e, melhor ainda, será também a contribuição delas para grupos novos que vão surgindo sem o mesmo embasamento na Palavra de Deus, nossa Regra Única e Infalível de Fé e Prática.

Os Catecismos Maior e Breve

É uma obra tremendamente necessária para os presbiterianos em particular e para os evangélicos em geral.

Alguns motivos:

  1. Vivemos numa época que privilegia o individualismo e o subjetivismo.
  2. Nossa época apresenta um número assustador de correntes doutrinárias e teológicas.
  3. Também, constatamos hoje uma certa falta de esclarecimento dos meios Reformados quanto a sua herança doutrinária.

O Catecismo Maior de Westminster, foi concebido para servir à instrução geral do povo de Deus, dentre do sistema de teologia apresentado pela Confissão de Westminster.

O Breve Catecismo de Westminster foi formulado por teólogos ingleses e escoceses da Assembléia de Westminster, no séc. XVII. É um catecismo resumido, de orientação calvinista, composto de 107 questões. Junto da Confissão de Fé de Westminster e do Catecismo Maior de Westminster, compõe os símbolos de fé das Igrejas Presbiterianas ao redor do mundo. Originalmente elaborado para o uso com crianças, revela contudo, um conteúdo de grande valor, aplicável a adultos.

Para fazer o download, em versão PDF dos Símbolos de Fé de Westminster, clique acima, na imagem desejada, de cada uma das publicações.

Manual Presbiteriano

É um instrumento administrativo, com funções normativas; ou seja, regula o sistema de governo da Igreja Presbiteriana do Brasil. O Manual Presbiteriano tem caráter legal e funcional. Ele serve à gerência eclesiástica, ajudando a evitar e resolver problemas de ordem doutrinária, administrativa e de disciplina. Divide-se em quatro seções, quais sejam: A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, o Código de Disciplina, Princípios de Liturgia e Modelos Documentais.

Para fazer o download em PDF, clique na imagem do Manual Presbiteriano.

Hinário Novo Cântico

É o Hinário Oficial adotado pela Igreja Presbiteriana do Brasil; e neste espaço democrático, disponibilizamos pra você, a versão do Hinário em Letras e a versão em Cifras, ambas para você baixar gratuitamente. A Versão em Letras, encontra-se em formato powerpoint e em arquivo zipado, que requer o winrar instalado para conseguir baixar. A versão em cifras encontra-se em formato PDF.

Para fazer o download em PDF da versão em cifras, clique na imagem do Hinário.

Para fazer o download em Arquivo ZIP da versão em letras, clique aqui.

Powered by WP Review
Booking.com

Sobre o Autor

Angelo Dias

Angelo Dias é Gestor & Publisher do Blog Feliz e Idealizador do Happy Talks.
É também um apaixonado por Empreendedorismo Digital, Marketing Digital e Desenvolvimento Web; e desde fevereiro de 2010 trabalha como Freelancer em Desenvolvimento de Sites e Blogs em WordPress, possui boas parcerias em Artes Digitais e em Serviços Web. Atualmente, também trabalha na Área Contábil-Administrativa em Empresa de Grande Porte; e é Coordenador de Eventos em Projetos Voluntários que tem por premissas o Incentivo e Fortalecimento do Networking e o Compartilhamento de Idéias, Conhecimentos e Experiências em favor do Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Adicionar comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Tópicos

Destaques

Patrocinado

  • Booking.com
  • Booking.com
error: Conteúdo Protegido!