Bíblia em Foco

A Ordenação do Primeiro Pastor no Brasil

O Primeiro Pastor Ordenado no Brasil havia sido Padre…

José Manuel da Conceição nasceu em São Paulo, aos 11 de março de 1822. Foi ordenado diácono em 1844 e dava assistência religiosa em Ipanema, uma vila próxima a Sorocaba, SP.

Era chamado de “Padre Protestante” porque ensinava que a Bíblia é a Palavra de Deus. Transferido de paróquia em paróquia, foi ficando sem espaço. Aos 41 anos, decidiu abandonar a Igreja. Foi em Rio Claro, SP, que Conceição teve seu primeiro encontro com um evangélico, o Rev. Alexander Blackford.

Estudou com cuidado as doutrinas evangélicas e, em 23 de outubro de 1864, pregou numa Igreja Presbiteriana, no Rio de Janeiro, professou sua fé em Jesus e tornou-se evangélico. Foi ordenado pastor, o primeiro pastor brasileiro, em 17 de fevereiro de 1865, pela Igreja Presbiteriana, em São Paulo.

Foi um pregador itinerante. Nunca se casou. Não alimentou nenhuma animosidade contra a Igreja Católica. Mas foi muito perseguido, apedrejado e deixado como morto. Faleceu em 1873, depois de ter desmaiado em plena rua. Ninguém sabia quem era aquele pobre estranho que pediu ao médico para “ficar a sós com Deus” e, por isso, foi enterrado como indigente.

(Fonte: Elben M. L. César, História da. Evangelização do Brasil)

O Primeiro Culto no Brasil

No dia 10 de março de 1557 realizou-se, no Rio de Janeiro, o primeiro culto reformado no Brasil. Pregou o Pastor Pierre Richier, 50 anos, doutor em teologia, sobre o verso 4 do salmo 27.

Eram franceses que fugiam da perseguição religiosa. Vinham fundar a França Antártica. Com eles viera também o Pastor Guillaume Chartier e o historiador Jean de Léry.

Sending
User Review
0 (0 votes)
Booking.com

Sobre o Autor

Blog Feliz

Perfil Oficial do Blog Feliz.
O Blog Feliz compartilha Artigos e Conteúdo Web relevantes e relacionados à Turismo, Fé Cristã e a Viver Feliz; e que são destaques na web. É administrado por Angelo Dias: Fundador, Gestor Executivo e Publisher do Blog Feliz.
A Autoria de Textos, Imagens e Vídeos de Terceiros, quando reconhecida, é prontamente atribuída ao respectivo conteúdo compartilhado pelo Blog Feliz. Quando a Autoria não é muito clara e/ou desconhecida, ao conteúdo correspondente é atribuído como "Autor Desconhecido".
Para maiores informações sobre as nossas Publicações, consulte nossos Termos de Uso.

Tópicos

Destaques

Patrocinado

  • Booking.com
  • Booking.com
error: Conteúdo Protegido!